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A gestão de pessoas na área de Legal Operations

Por Allana Martins

 

 

A área de legal operations é multidisciplinar, considerando que apesar de o setor estar interligado ao jurídico, há bases administrativas, de tecnologia, desenvolvimento de produtos e serviços, financeiro, gerenciamento de equipes e demais operações relacionadas ao funcionamento da empresa ou escritório.

O desenvolvimento do setor de operações legais demonstra a cada oportunidade de entrega de resultados, que a combinatividade de times proporciona efetiva relação de ganha/ganha entre os envolvidos, com solidificação dos objetivos, missões e valores da companhia.

Consequentemente essa evolução impacta na necessidade de desenvolvimento e atenção individualizada sobre o combustível principal de todos os mecanismos de execução das operações, que são as pessoas. Sem estas, não é possível estruturar demandas, proporcionar entregas ou avançar em novos projetos.

Sendo assim, é primordial entendermos quais são as necessidades, níveis de maturidade, condições de trabalho, interesses e proximidade com nossas equipes. Esses entendimentos devem estar pautados pela forma de trabalho, seja presencial, remota ou híbrida, pois cada tipo pode ter exigências específicas. Mas fato é que: os pilares de comunicação e organização devem estar em destaque para a melhor fluidez das etapas de mapeamento do negócio.

Claramente quando as condições de trabalho são transparentes, alinhadas com os times, com estruturação conjunta e possivelmente horizontalidade das relações, as partes envolvidas têm maior motivação, engajamento e entregas satisfatórias, contribuindo para o desenvolvimento de todos.

Deve-se ressaltar que não há fórmulas encaixotadas sobre o tema de gestão de pessoas. Cada organização fará o brainstorming, construção e solidificação dos pilares a serem implementados e desenvolvidos em cada setor e conforme as interferências situacionais do seu negócio. Mas fato é que: as equipes demandam atenção especial no planejamento estratégico de toda organização, possibilitando a evolução de melhoria contínua.

Considerando a multidisciplinariedade indicada, deve-se observar que a clareza nas informações e checagem de real compreensão entre os envolvidos é primordial para a construção de projetos. O que está evidente para um membro da equipe, pode não estar esclarecido para outro. Assim devem ser checadas nas equipes sobre o que for necessário aplicar, como será feito, quais os prazos e informações necessárias, suportes de tratativas internas e externas, testes do que foi aplicado e acompanhamento da entrega final. Essas diretrizes servem para diversos seguimentos, sejam de demandas internas, de clientes e na relação com prestadores de serviços.

Para que a conclusão das atividades seja satisfatória e gere bons resultados para os envolvidos, a base inicial é de alinhamento entre os times. Por isso as estratégias de mapeamento e estruturação de fases são essenciais para a concretização das demandas.

Um dos desafios da gestão é como manter a aproximação entre as equipes, em consonância com o alinhamento das cobranças e acompanhamento das atividades. Para isso é necessário o real entendimento do perfil das equipes, com a aplicabilidade da delegação dinâmica e sempre com atenção para a liderança humanizada.

A delegação dinâmica consiste em segmentar as funções com o objetivo de delinear quais os escopos de atuação de cada membro, de forma a acompanhar os fluxos, mas também absorvendo as atividades que não puderem ser delegadas, por pontos de atenção específicos ou níveis de complexidade.

Já a liderança humanizada é permeada por todas as interações entre gestores e pessoas. Todos querem ser bem acolhidos e na prática, passamos mais tempo envolvidos com nosso trabalho do que em nossas relações pessoais e familiares. Portanto, se preocupar com as condições de cada um, saúde mental e transparência nos contatos é assunto tão em voga e de importância prioritária nas organizações.

Como mencionado por Alexandre Pellaes: “A liderança do futuro (e digamos que o futuro já é o presente) deve aliar o desenvolvimento do negócio com o desenvolvimento das pessoas de uma forma mais flexível, horizontal e humanizada.” E ainda complementou que: “Só serão bem-sucedidas as empresas que se reconheçam e atuem como uma plataforma de desenvolvimento humano e construção de legado positivo.”

A área de legal operations é permeada por dados, análises, regras de negócio, otimização de fluxos operacionais e gestão de demandas. Mas, todos esses aspectos são consolidados pela gestão de pessoas com o regular acompanhamento e implementação de tratativas internas para potencialização de resultados e o ganho principal de times equilibrados.

 

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