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Os desafios de empreender e gerir seu escritório de advocacia (final)

 

Por Luciene Rodighero dos Santos

 

Na trilha da nossa série de artigos sobre os desafios de empreender e de gerir seu escritório, hoje faço um compilado de temas importantes das áreas financeira, de gestão de pessoas e de marketing.

Caso não tenha lido os outros artigos da série – são três – sugiro que os visite assim que finalizar esse, já que é muito importante que você tenha compreensão de todos os temas que foram abordados para que você possa analisar o “pacote completo”.

Agora vamos nos debruçar nesses pontos e refletir sobre o que devemos fazer para implementar cada uma dessas práticas que nos darão suporte, tanto na implementação quanto no crescimento do escritório:

Financeiro

  • Se está iniciando sua operação você precisa ter uma reserva de caixa que lhe dará um conforto até que seu escritório se viabilize, ou seja, que tenha um faturamento que cubra as despesas sem a necessidade de aporte de capital pelos sócios;
  • Se seu escritório já está ativo há algum tempo, lembre-se de construir, mensalmente, os fundos de reserva para situações, tais como: capital de giro (quebra importante nas receitas, por exemplo), reserva de 3 a 6 meses de operação e reserva para os investimentos previstos no planejamento estratégico;
  • Implantação das áreas e os acompanhamentos de:
    • Contas a receber.
    • Cobrança.
    • Contas a pagar.
    • Fluxo de caixa.
    • Orçamento de receitas, comparando com o realizado mensalmente.
    • Orçamento de despesas, comparando com o realizado mensalmente.
  • Precificação: você precisa conhecer detalhadamente seus custos e suas despesas, para precificar os contratos e casos dos clientes. Lembrando que, além de cobrir os custos, a precificação também deve remunerar o escritório (lucratividade) em sua expertise;
  • Tributação: qual o melhor enquadramento tributário para o escritório? A sua contabilidade deve te auxiliar nessa análise;
  • Atualização constante com as questões macroeconômicas, pois elas impactam nos negócios, tanto do escritório quanto dos seus clientes;
  • Contabilidade: escolher um bom parceiro, que será sua assessoria em questões financeiras e legais;
  • Definição de tabelas padrão no escritório: em reais e em moedas estrangeiras. Lembrando-se de destacar em propostas e contratos o reajuste periódico de cada uma delas;
  • Elaboração de um plano de contas muito bem estruturado, pois essa organização o ajudará na separação de custos e despesas para melhor análise dos números;
  • Separação da conta da conta de Pessoa Física da conta de Pessoa Jurídica.

Aconselho a ter reuniões periódicas de gestão, de preferência mensais, nas quais haverá apresentação aos Sócios – pelo gestor financeiro – do acompanhamento dos números que foram projetados no orçamento de receitas e de despesas, além de outras questões gerenciais para tomada de decisão. Esse grupo é crucial, pois o acompanhamento da saúde financeira é um dos principais pilares de sustentação do seu negócio.

Gestão de Pessoas

Cito uma frase do Simon Sinek muito emblemática: “100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.” Entender a profundidade do tema – gestão de pessoas – e dar a ela a importância devida fará seu escritório se destacar.

Vejamos alguns pontos

  • Contratação de pessoal – contrate as pessoas certas e que sejam alinhadas com a cultura do escritório. O Onboarding é tão importante quanto contratar a pessoa certa;
  • Tenha um time diverso;
  • Invista tempo na contratação de pessoal, pois existe um custo “invisível” por não termos esse cuidado (turnover por exemplo);
  • Defina a forma de contratação: regime CLT, Sócio de serviço, RPA, outros;
  • Determine quais benefícios serão fornecidos e quando serão implementados: assistência médica, pagamento da anuidade da OAB, academia, mindfulness, seguro de vida, entre outros;
  • Contratação dos estagiários, conforme Lei do Estágio;
  • Contratação de empresa de medicina do trabalho;
  • Defina como será a forma de trabalho para todos os departamentos:
    • 100% Presencial;
    • Híbrido;
    • 100% Home Office.

Marketing:

Para entender o seu diferencial competitivo eu indico o livro “A Estratégia do Oceano Azul” de W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Esse best-seller contém ensinamentos preciosos sobre marketing estratégico e gestão.

Destaco alguns pontos de desenvolvimento do marketing:

  • Foco no cliente! Ele é a essência do seu escritório, pois sem ele não há razão de existir como empresa;
  • Posicionamento do escritório seguido de ações consistentes;
  • Foco de atuação;
  • Identidade visual;
  • Site;
  • Mídias sociais;
  • Assessoria de imprensa;
  • Desenvolvimento de materiais institucionais;
  • Comunicação utilizando linguagem simples, sem juridiquês. Em muitos casos o seu interlocutor não é um advogado e ele precisa entender o que está dizendo.

Invista tempo desenvolvendo sua gestão, saindo da zona de conforto e aprendendo diariamente com profissionais de mercado, cursos, livros, entre outras formas de aprendizado que pode usufruir. Estamos em um mundo dinâmico que se atualiza diariamente e, por isso, não deixe de investir em você mesmo e na sua gestão como “dono” do seu escritório.

“Os investimentos em conhecimento geram os melhores dividendos.” Benjamin Franklin

Aproveite para colocar o tema gestão nas suas metas para 2024!

Até o próximo artigo!

Luciene Rodighero dos Santos

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